sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Que tal entender os elementos com exemplos?

A idéia de entender com exemplos veio pela necessidade e possibilidade de um livro baseado em casos que tive nos anos de trabalho com a Teoria dos Cinco Elementos.
Escreverei agora sobre algo que me preocupa e me faz trabalhar preventivamente todos os pacientes do sexo masculino e com mais de 35 anos.
Doenças Auto Imunes.
Homens de sucesso (ou que o procuram) trabalham exaustivamente consumindo seus Elementos Água (Sistema Nervoso Central e Sexo) e Madeira (Decisão, Organização e Ação).
Geralmente também fazem exercícios após o trabalho forçando Ligamentos, Tendões e Articulações (Elemento Madeira).
Os dois elementos de alguma maneira precisam do Elemento Metal, aquele que nutre a Água e que poda a Madeira mantendo-a firme e ereta.
O Elemento Fogo também pode ser alterado seriamente, sobre isso escreverei posteriormente.
Voltando ao exemplo, O Elemento Metal é diretamente responsável pela IMUNIDADE.
O esgotamento desse Elemento tem mostrado nesses anos um aumento nas doenças Auto Imunes em homens jovens, bem secedidos, classe média alta ou alta e aparentemente com vida saudável.
Doenças presentes em meus atendimentos:
Esclerose Lateral Amiotrófica
Parkinson

4 comentários:

Elaine Vieira disse...

Olá, Roberta! Assisti sua entrevista na Ana Maria e amei. Nossa, fiquei fascinada pela medicina chinesa. Sou Fonoaudióloga e gostaria de estudar medicina chinesa. Onde encontro esse curso aqui no RJ? Pode me dar essa dica? Sucesso.

Unknown disse...

Estou aguardando mais informações sobre este assunto, sempre muito interessante.
Trabalho com paisagismo e minha busca atual é poder unir o conhecimento dos 5 elementos em meu trabalho.
Continue ajudando com suas informações, com certeza está sendo muito útil a muitas pessoas!!
Namastê

Beta Barreto disse...

Cuidado Maria Fernanda,
Acabo convidando vc para trabalhar aqui no Rio comigo.
Tenho tudo sobre paisagismo e jardins de ervas.

Unknown disse...

Olá Roberta!
Se esta for a oportunidade de aprender dentro desta filosofia, os caminhos serão abertos! Estou iniciando uma nova fase, se sentir que posso ajudar e aprender....estou aberta para conversarmos.