quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Fisioterapia - Tennis Elbow (Cotovelo de Tenista)

Sei que demorei mas garanto que não parei.
Natal, avaliações, novos pacientes e agora ceias de Ano Novo para muitos.
Vamos falar de algo importante para a maioria dos que ao meu lado estão.

Sejam pacientes ou amigos aqui está.
Bjos.

COTOVELO DE TENISTA

O cotovelo do tenista (TENNIS ELBOW) geralmente atinge pessoas com idade entre 35 e 55 anos e é o apelido para a tendinose do tendão do músculo extensor comum dos dedos ou outro tendão extensor no cotovelo, também conhecida como Epicondilite Lateral. Atualmente, algumas literaturas, consideram a Epicondilite medial e a tendinose do tríceps como também sendo Cotovelo do Tenista, e definitivamente não é uma lesão exclusiva de tenistas.
Esta é uma Lesão por Esforço Repetitivo (LER), causada por microtraumas de repetição, que deixa o tendão completamente desorganizado, perdendo a capacidade de absorver cargas, sejam elas pequenas (vida diária) ou grandes (jogo). Essa patologia pode ter o quadro clínico agravado tornando-a forte, marcante e persistente caso os traumas sejam mantidos.


Fatores Predisponentes:
_ Erro biomecânico do gesto esportivo ou erro no tempo da bola, colocando um estresse indevido no antebraço.
_ Troca de raquete e/ou encordoamento com tensão muito alta.
_Tamanho do “grip” inadequado.
_ Superfície dura. Faz com que a bola bata com mais força na raquete.
_ Aumentar a intensidade dos jogos ou o número de partidas por semana.
_ Aprendizado de um gesto novo.
_ Musculatura do tronco e ombro deficiente. O golpe do tênis inicia nas pernas e a energia é transmitida para o tronco e deste para a escápula / ombro e por fim mão/raquete, com este conjunto deficiente (fraco ou desorganizado) há uma sobrecarga nas articulações levando a lesão.

A dor é localizada na ponta óssea do cotovelo (epicôndilo) ou pode ser irradiada do antebraço para o punho, e apresenta 3 estágios:
1˚- Dor ao inicio do jogo: Passa com o aquecimento
2˚- Dor durante o jogo: diminuição da força e incapacidade de realizar o gesto perfeito.
3˚- Impossibilidade de jogar e dor para atividade de vida diária.
O 2˚ e o 3o estágio são considerados crônicos e tem possibilidade de ocorrer ruptura ou degeneração de fibras do tendão, o que torna a lesão extremamente grave. Mas nem toda dor “de cotovelo” é Tennis Elbow. Para um diagnóstico correto é recomendável realizar uma boa avaliação em profissional que conheça a atividade esportiva e o mecanismo de lesão.O uso de infiltração para esta lesão é questionável, e apenas o médico poderá definir o seu valor.Muitos optam em usar um “brace” (contenção) no antebraço. Esta pratica deve ser abolida, pois vicia o tendão a trabalhar com a diminuição da carga e o atleta pode perder a capacidade de jogar sem o “brace”, além de mascarar a lesão.O tratamento definitivo é a tentativa de reorganizar o tendão.
Conseguimos isto através de fisioterapia específica para o processo inflamatório, acupuntura analgésica necessária para manipulação, cicatrização e reorganização das fibras músculo-tendínea com uso quando necessário de eletroestimulação, laser, exercícios que promovam a síntese de colágeno. Este reforço deve ser gradativo, e envolver todas as articulações utilizadas.





Avaliar o movimento ósteo articular tem importância fundamental, podendo sugerir a utilização de técnicas como a de Mulligan.


Técnica de Mulligan

Muito tem se estudado e discutido a melhor maneira de tratar esta lesão, tão incapacitante e de difícil manejo quando crônica, sendo assim, o que se tem de mais seguro é iniciar o tratamento imediatamente e principalmente prevenir.
Lembretes Importantes:
1-A mudança do material e a correção do gesto são fundamentais para a cura total do quadro.
2-Alongue-se corretamente e nunca sem ter aquecido antes.
3-Dormir com o braço flexionado causa a dor, devido à diminuição da circulação que a posição proporciona, deve-se evitar sempre esta posição, pois o tendão tem uma cicatriz fibrosa, mesmo depois de assintomático.
4-Sempre que sentir que está entrando em fadiga, pare imediatamente com o movimento, relaxe e alongue.
5-Tenha o hábito de apertar uma bolinha macia várias vezes ao dia.
6-Usar gelo por 15’ em casa sempre que realizar trabalhos manuais que exijam demais o braço e depois de jogo ou treino.
7-IMPORTANTE: esta é uma lesão difícil, apenas com paciência e boa conscientização poderá chegar à cura.
8-Não abuse das melhoras, vá gradativamente sempre.
9-Não abandone o tratamento.
* Baseado em artigo publicado pela Dra.Silviane Vezzani em 2007 no site Tênis Show.

3 comentários:

Fabio Pimenta disse...

Cara Roberta,

Trabalho com Informática desde 1995 e adquiri LER em 1997 (constatada em Neurologista na época). O principal local de dor para mim sempre foi o pulso da mão direita (foi lesão no túnel do Carpo) devido a uso excessivo do mouse. Comecei a praticar Tennis há 03 semanas, estou tomando aulas com professor, tudo certo, mas além das 02 aulas semanais tenho jogado no final de semana também. Meu pulso tem doído muito, assim como o tendão entre o polegar e o indicador. O que devo fazer? Não gostaria de desistir de jogar Tennis.

Abs,

Fabio Pimenta
fabio_pimenta@yahoo.com.br

Unknown disse...

Olá Roberta,

Encontrei seu blog e percebi que temos várias afinidades.Gostaria de trocar receitas e te indicar meu site:www.formaleve.com.br.
abraço Yara Daros

Paulo Boechat disse...

Que bacana Roberta... muitas dicas nesse post... estou lendo com calma até... bjão.