Que tal falar um pouco sobre o Congresso Brasileiro de Transtornos Alimentares?
A expectativa era grande. Como na Pós Graduação, já sabia que seria a única fisioterapeuta e especialista em Medicina Chinesa naquele mundo de psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, nutricionistas e médicos.
Os estudos possuem dados ainda muito pouco relevantes e, no caso da cirurgia bariátrica, acho que Marcela, Alessandra e eu teríamos muito mais a dizer; não só como pacientes, mas como profissionais com uma visão mais detalhada e que não escondem o que fizeram.
O que me chamou a atenção foi à falta de idéias novas sobre tratamentos possíveis utilizando a MTC nesses Transtornos.
Explicarei um pouco mais sobre os cinco elementos, mas poderia adiantar que a “morada” desses transtornos está no elemento Terra.
Por que então não trabalhar em conjunto com profissionais que ajudariam a identificar onde deveríamos atacar?
Pontos para pensar:
Na anorexia temos um quadro com interferência principal envolvendo convívio maternal. A anoréxica é a eterna criança, pequena, leve e frágil que pode ser carregada. Ela não precisa de Terra, ela precisa que os outros tenham.
Na bulimia temos mais um quadro com interferência maternal. A bulimica é a eterna adolescente que chama a atenção escondendo coisas dos outros e de si mesma. Ela constrói sua terra e se desfaz dela por não saber ao certo o que realmente quer ser.
Se a dificuldade nos dois casos está em se alimentar, por que não começar um tratamento com tinturas de ervas por exemplo?
Um comentário:
Oi, querida!
Adorei o blog, preciso aprender MUITO aqui, rs.
E as receitas...hum...quem sai aos seus não degenera mesmo! Saudades.
Beijos pras duas irmãs figuras.
Postar um comentário